sábado, 11 de setembro de 2010

Os continentes...

    Para alguns cientistas, o planeta Terra é composto de quatro grandes blocos continentais: o maior deles é o continente Tríplice, formado por África, Europa e Ásia (pois considera-se que formam uma única massa de terras) , a América, a Oceania e a Antártida.Esse é o resultado da fragmentação da Pangéia, promovida pelo movimento das placas tectônicas há milhões de anos.
    Essa divisão física das porções de terras emersas leva em consideração apenas a estrutura das massas de terra, portanto, não considera as diferentes culturas, as línguas e os costumes encontrados em cada parte dos continentes.
    Agora, quando consideramos os critérios políticos, econômicos históricos e culturais, estamos utilizando a divisão política, isto é, a divisão das terras emersas, criadas pelos seres humanos.
    Pelo critério político, a Terra está dividida em seis continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida.
    Resumindo: os blocos continentais resultam da divisão física das terras emersas, imposta ou determinada pela natureza. Já os continentes são frutos da divisão política criada pelos seres humanos.
    Para a organização dos nossos estudos e, também, por ser mais comum a utilização dos continentes, trabalharemos com a divisão política.
    Vamos ver alguns dados dos seis continentes. Observe a tabela:


Os continentes em número

Continentes
Área (km)
Número de países
População
Ásia
43.608.000
44
3.666.642.000
América
42.960.000
35
832.894.000
África
30.335.000
53
793.923.000
Antártica
13.340.000
-
-
Europa
10.498.000
48
744.717.000
Oceania
8.923.000
7
30.925.000

     Analisando a distribuição das terras emersas por continente, a Ásia possui 29,13% ocupando o primeiro lugar, enquanto a América possui 28,70%, a África 20,26%, a Antártida 8,90%, a Europa 7,11%, e a Oceania 5,90%.


América

    A América é o continente mais extenso no sentido norte-sul, com aproximadamente 17.000 quilômetros, desde o extremo norte do Canadá e da Groenlândia até o extremo sul do Chile e da Argentina. É também o segundo maior continente do planeta em área territorial.
    Os paises do continente americano são marcados por grandes diferenças econômicas e sociais.
    Os Estados Unidos e o Canadá apresentam grande industrialização e agricultura altamente mecanizada e produtiva. Ambos oferecem ótima qualidade de vida para grande parcela da população.
    Os demais países da América não são semelhantes no que se refere á economia e á qualidade de vida da população. O Brasil, o México, a Argentina e o Chile possuem grande parque industrial e produção agropecuária diversificada. Mas há países, como o Haiti, o Equador, a Bolívia e a Guatemala, onde a agricultura e a extração de minérios são ainda as principais atividades econômicas e a pobreza é mais marcante.
    Cabe ressaltar que os países da América, com exceção do Canadá e dos Estados Unidos, apresentam graves problemas sociais e econômicos.


África

    O continente africano é o que possui o maior número de países. Alguns deles, como a Etiópia, a Somália e Serra Leoa, detêm os maiores índices de miséria do mundo, com problemas de fome e doenças atingindo a maior parte da população.
     Estima-se que milhões de africanos vivam com menos de 1 dólar por dia. Apesar disso, existem regiões prósperas na África, que é rica em recursos naturais, como minério de ferro, diamante, ouro, petróleo e gás natural. A industrialização é restrita a poucos países, como a África do Sul e o Egito.
    A África apresenta grande variedade de paisagens naturais, como: a Floresta do Congo, que se assemelha á Floresta Amazônica; as Savanas, onde há uma fauna mais exuberantes do mundo; e o Saara,o maior deserto do planeta.
    Nas Savanas habitam grandes mamíferos, entre eles o leão, o elefante, o rinoceronte, a zebra e o hipopótamo. Muitos desses animais chegam perto da extinção, devido a caça descontrolada praticada por muitos anos. Hoje a caça não é mais permitida, sendo possível apenas filmar e fotografar os animais.


Antártida

     A Antártida está localizada na região mais fria do mundo: o extremo sul do planeta. Sobre esse continente encontra-se uma enorme camada de gelo, com espessura média de dois quilômetros, que concentra o equivalente a 70% de toda a água doce do mundo.
     As baixas temperaturas, inferiores a 0ºC no verão e a 80ºC negativos no inverno, tornam as condições de vida humana praticamente impossível nesse continente.
     Devido aos rigores do clima, a Antártida não é habitada por seres humanos. Lá existem apenas estações de pesquisa de vários paises, ocupadas por cientistas durante curto espaço de tempo, o suficiente apenas para realizar seus estudos.
Pelos tratados Antártico, um acordo firmado entre diversos paises, nenhum recurso natural poderá ser explorado no continente gelado até 2050. Somente a pesca é permitida.


Ásia

    O continente asiático tem maior área territorial do mundo e concentra 60% de toda a população humana da terra. Os dois paises mais populosos, China e Índia, encontram-se na Ásia.
     A economia da Ásia é muito diversificada. Alguns países apresentam grande desenvolvimento industrial, como Japão e a Coréia do Sul, mas a maioria dos paises é pobre, sofrendo de graves problemas sociais, como o Paquistão, a Índia e Bangladesh.
    É no continente asiático que se localiza o Oriente Médio, uma região onde se concentra cerca de 50% das reservas de petróleo do mundo. Essa região apresenta grande diversidade étnica, cultural e religiosa. Somando a isso o problema da carência de água, temos os ingredientes que tornam o Oriente Médio um foco de tensões e conflitos.
    O sul e o sudeste da Ásia são áreas muito instáveis do ponto de vista geológico, submetidas á influência de vulcões e terremotos que provocam grandes tragédias. Exemplos recentes disso foram o tsunami de dezembro de 2004 e o terremoto de outubro de 2005, no Paquistão, que geraram muitas mortes e destruição.


Europa
  
      A Europa é um continente pequeno, dividido em diversos paises, sendo alguns muito pequenos, como o Vaticano, Mônaco, Andorra e San Marino.
    Esse continente tem grande importância na historia mundial, pois foram os europeus que colonizaram a maioria dos paises da América, da África e de parte da Ásia a partir das grandes viagens marítimas iniciadas no século XV.
    As grandes viagens oceânicas e a conquista de terras na América, na Ásia e na África tiveram como resultado a expansão dos valores, das línguas e do modo de vida dos europeus pelas terras que eles ocuparam. É isso que explica, por exemplo, por que o português é a língua mais falada no mundo e o catolicismo é a religião que tem o maior número de adeptos no nosso pais.
    A maioria dos paises da Europa, com destaque para o Reino Unido, a Alemanha, a França, a Espanha e a Itália, apresentam grande desenvolvimento econômico e boa qualidade de vida para a maior parte da população. Porém, no continente, também se verificam problemas, como conflitos entre povos de diferentes culturas, religiões e etnias, alem de pessoas vivendo na pobreza e elevados índices de desemprego.
    A Europa possui um bloco econômico denominado União Européia do qual participam 25 de seus paises. Nesse bloco, as barreiras de comércio e de circulação de pessoas entre paises foram abolidas. Alguns desses paises já adotaram uma moeda única, o euro. Assim, as pessoas podem circular livremente, por exemplo, entre Portugal e Espanha, usando a mesma moeda.


Oceania

     A Oceania é formada por uma massa continental (Austrália), ilhas maiores (Nova Zelândia e Papua Nova Guiné) e inúmeras pequenas ilhas.
    Dois paises desse continente têm padrão de vida elevado: a Austrália e a Nova Zelândia. Os demais paises são considerados pobres e apresentam economia baseada na agricultura, na pesca e no turismo.


Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir