sábado, 11 de setembro de 2010

Mares e Oceanos...

Os Mares

     Os mares são as massas de água salgada que se localizam próximo aos continentes ou no interior destes. Eles se comunicam com os oceanos ou com outros mares por meio de passagens.
    Os mares apresentam menor profundidade que os oceanos, maior variedade de salinidade (quantidade de sal), de temperatura e de transparência das águas.
    Eles se classificam em mar aberto, mas interior e mar fechado.


Tipos de Mar

   O mar fechado, também chamado de mar isolado, é aquele que não possui nenhuma comunicação com um oceano ou outro mar. O Mar Morto é um exemplo de mar fechado.

   O mar aberto, também chamado de mar costeiro, é aquele que se comunica com o oceano por largas passagens. O Mar do Norte e o Mar da China são exemplos de mares abertos.

   O mar interior, também chamado de mar continental, comunica-se com o oceano por estreitos ou canais. O Mar Mediterrâneo, que se comunica com o Oceano Atlântico pelo estreito de Gibraltar, é um exemplo de mar interior.


Os Oceanos

    Oceano é uma grande massa de água salgada que cobre a maior parte da superfície terrestre, circundando e separando os continentes.
    Essa grande massa de água salgada contém importantes fontes de recursos para os seres humanos. Para atender aos interesses e ás necessidades humanas, ela foi dividida em cinco partes, que são os cincos oceanos: o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Glacial Ártico e o Glacial Antártico.

  • O Oceano Pacífico, localizado entre a Ásia, a América e a Oceania, é o mais extenso e o mais profundo dos oceanos. Sua maior profundidade, de 11.500 metros, ocorre nas proximidades das ilhas da micronésia, em um lugar chamado fossa das marinas.

  • O Oceano Atlântico é divido em atlântico Norte e Atlântico Sul. Ele se localiza entre a América, a Europa e a África. O Atlântico é considerado as mãos importantes dos oceanos para a economia mundial, devido ao grande fluxo de navegações, principalmente entre a América e a Europa.

  • O Oceano Índico tem sua maior parte localizada no Hemisfério Sul, entre A Ásia, a África e a Oceania. Nele se desenvolve uma intensa vida marinha, devido á temperatura mais aquecida das suas águas.

  • O Oceano Glacial Ártico banha o norte da Europa, da Ásia e da América. Suas águas apresentam baixa temperatura, permanecendo congeladas durante grande parte do ano. Uma característica marcante desse oceano é a presença de gigantescos blocos de gelo flutuantes, os icebergs, que dificultam a navegação.

  • O Oceano Glacial Antártico é formado pelo encontro das águas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Indico. Por estar próximo ao Pólo Sul, onde as temperaturas são muito baixas, suas águas permanecem congeladas durante grande parte do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário